A pedido de Bandeira, a Comissão de Minas e Energia realizou audiência pública sobre eficiência energética. Entre os presentes estavam representantes do Ministério de Minas e Energia, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do BNDES, da Aneel, da Empresa de Pesquisa Energética e do Instituto Nacional de Eficiência Energética.

Bandeira também defendeu que o Congresso derrube o veto do ex-presidente Bolsonaro aos investimentos em programas de eficiência energética.

O deputado fez coro aos especialistas presentes que lamentaram a redução pela metade dos recursos destinados a esses programas após o veto de emenda à medida provisória que tratou de minérios nucleares. O texto vetado prorrogava até 2025 a destinação obrigatória de 0,5% da receita de distribuidoras para os programas.

O deputado defendeu que o parlamento se debruce sobre o tema e que a eficiência energética seja abordada de maneira transversal, ou seja, em todos os setores da economia, visando um consumo racional e sustentável. “É necessário investir em políticas públicas que incentivem e financiem programas de consumo racional não apenas de eletricidade, mas de outras formas de energia”, disse.

Deixe um comentário

Abrir Whatsapp
Fale conosco por aqui!