Nesta quarta-feira, o Deputado Bandeira de Mello se reuniu com o ex-jogador Washington “Coração Valente”, para uma importante reunião sobre o enfrentamento ao racismo no futebol. O encontro abordou a proposta de inclusão de medidas antirracistas no Profut, O Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro.

“Foi um encontro fundamental para avançarmos em uma agenda que vai além das quatro linhas e que precisa, urgentemente, fazer parte da estrutura do esporte brasileiro. Enquanto parlamentar e ex-dirigente esportivo, sei na prática o quanto o futebol pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social. Mas para isso, é preciso que ele reflita os valores de igualdade, respeito e inclusão. O racismo, infelizmente, ainda está presente nos nossos estádios, nas arquibancadas e, muitas vezes, nos bastidores dos clubes. Não podemos mais tolerar isso.

A proposta de incorporar ações de combate ao racismo como requisito no Profut – programa de modernização e responsabilidade fiscal dos clubes – é uma forma concreta de vincular compromisso social ao apoio financeiro e estrutural dado às instituições esportivas. Se um clube quer os benefícios do Profut, precisa também assumir a responsabilidade de ser agente de mudança. O futebol, que move paixões e une milhões de brasileiros, precisa ser também um espaço de respeito e igualdade para todos”, afirmou Bandeira de Mello.

Deixe um comentário

Abrir Whatsapp
Fale conosco por aqui!