A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) empossou, nesta quarta-feira (28), sua nova diretoria e a presidente eleita Maria Fernanda Coelho, que assume o cargo com mandato até 2026. Diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda traz ao comando da ABDE uma trajetória marcada pelo compromisso com a inclusão social e o financiamento sustentável.
Fundada em 1969, a ABDE é uma instituição estratégica para o desenvolvimento do país. Ela congrega 35 instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs), responsáveis por operar crédito de longo prazo, apoiar projetos de infraestrutura, inovação, sustentabilidade e estimular o crescimento regional. A associação tem papel fundamental na construção de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades e à promoção de um modelo econômico mais justo e resiliente.
A posse da nova diretoria marca um novo ciclo para a ABDE, em um momento importantíssimo para o Brasil. A necessidade de acelerar investimentos em transição energética, desenvolvimento regional, reindustrialização e digitalização torna ainda mais relevante o papel da entidade como articuladora entre os bancos de fomento, o governo e o setor produtivo.
