Esta semana, Bandeira de Mello presidiu a Audiência Pública para debater a situação dos Laboratórios de Eficiência Energética do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), que contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataíde, e o Diretor Geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), Fernando Perrone.
“Fiquei muito satisfeito em constatar a preocupação e a atenção do Ministério de Minas e Energia, afinal, estamos falando de um ativo construído pelo Brasil e que não pode ser colocado a perder. É uma situação delicada, mas saio convicto de que os atores reunidos estão comprometidos em buscar soluções conjuntas daqui para frente.
Foi muito positivo também observar a postura construtiva do TCU. Não se tratou apenas de uma auditoria rígida, mas sim de uma participação propositiva, interessada em contribuir para resolver os desafios não apenas dos laboratórios do CEPEL, mas da eficiência energética como um todo.
Tenho certeza que, a partir desse encontro, consolidamos um grupo de apoio ao CEPEL e, mais do que isso, um grupo de fomento à eficiência energética no Brasil”, declarou Bandeira de Mello.