Bandeira de Mello concedeu entrevista ao programa Jovem Pan Esportes sobre seu Projeto de Lei para criar a Lista Suja do Racismo no Futebol, que reuniria clubes e entidades que tenham praticado atos racistas.

Esses envolvidos ficariam impedidos de acessar verbas públicas, como patrocínios e financiamentos, de forma semelhante às restrições aplicadas a quem não possui certidão negativa de débitos ou às empresas que constam na lista de trabalho escravo.

Além das restrições governamentais, empresas privadas com políticas sérias de compliance dificilmente gostariam de se associar a entidades listadas. O Pacto Pelo Esporte, por exemplo, já estabelece critérios rígidos para seus signatários, impedindo patrocínios a clubes envolvidos em práticas antiéticas.

“Meu objetivo é estimular um movimento amplo contra o racismo, não apenas por meio da legislação, mas também incentivando o repúdio institucional e a promoção de ações afirmativas no esporte e na sociedade”, declarou Bandeira de Mello, autor do Projeto.

Deixe um comentário

Abrir Whatsapp
Fale conosco por aqui!