A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (21) uma operação contra um esquema de compra de votos na eleição municipal de 2024 em Queimados, município da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro. Em troca, os suspeitos negociavam vaga para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Operação, batizada Saúde Eleitoral, cumpre nove mandados de busca e apreensão em Queimados e em Brasília.
De acordo com os investigadores, centenas de agendamentos para consultas médicas no SUS foram realizados pela organização criminosa, que guardava vagas para determinados eleitores, em troca de apoio político e voto nas eleições de 2024.
A reserva irregular era feita nos sistemas informatizados do SUS, em especial o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), criado para organizar as filas em hospitais e postos de atendimento.
Em uma vídeo gravado, o Deputado Bandeira de Mello se pronunciou sobre o assunto: “Hoje, terça-feira, nós acordamos com a notícia de que está havendo uma operação policial na Baixada Fluminense para combater um esquema de fraudes em cima da fila do SISREG.
Ou seja, indivíduos inescrupulosos que estão prejudicando aquelas pessoas que ficam dias, semanas, meses na fila do SISREG para fazer um procedimento, para fazer uma cirurgia e têm os seus direitos prejudicados.
Por isso, os criminosos que manipulam a fila, que criam falsas inscrições para depois substituir por apadrinhados. Gente isso daí não pode existir.
As pessoas precisam ser respeitadas, o SUS precisa ser respeitado e a Baixada Fluminense já tem sido objeto de muitas denúncias, a maioria delas na área da saúde. A gente não pode conviver com isso. Vamos combater!”
Assista o vídeo na íntegra no link abaixo: