O deputado federal Bandeira de Mello votou pela retirada da pauta da PEC que limita crédito do BNDES ao exterior na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.
Em seu discurso, o deputado fez uma defesa do BNDES:
“Trabalhei, durante mais de 30 anos, no BNDES. Conheço essa linha de crédito à exportação. A linha de crédito à exportação do BNDES se assemelha à operação dos Exim Bank, que existem no mundo inteiro. O Exim Bank americano é conhecido; o do Japão; na França, existe o COFACE; na Alemanha, o Hermes; e assim por diante.
A linha de crédito à exportação do BNDES foi criada em 1991, no Governo do Presidente Collor. De lá para cá, nós passamos pelo Governos Itamar, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer, e o desempenho dessa linha de crédito à exportação foi absolutamente exemplar. Sempre foi um instrumento de promoção do desenvolvimento brasileiro.
Sempre foi um instrumento de promoção às nossas exportações, como, aliás, é em todos os casos em que existe o Exim Bank. As operações de crédito à exportação não representam nenhum tipo de desembolso fora do Brasil.
Toda vez que se financia uma operação de exportação, o dinheiro não sai daqui. Nenhum centavo sai do Brasil. O financiamento serve para que as nossas empresas exportadoras de bens ou de serviços possam desenvolver as suas atividades aqui e entregar os seus produtos ou entregar os seus serviços no exterior. O dinheiro fica todo aqui” explicou para a comissão o deputado federal.
