O deputado federal Bandeira de Mello e demais deputados da bancada do PSB, apoiaram a aprovação do projeto de lei que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) e outras taxas para remunerar esses títulos, a serem emitidos por bancos estatais de desenvolvimento a fim de financiar projetos de infraestrutura, da indústria, de inovação e direcionados a micro, pequenas e médias empresas.
Após a aprovação na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (14), a matéria será enviada ao Senado.
O projeto de lei 6235/23 que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) é crucial para a continuidade do progresso do Brasil. Ele oferece ao banco de desenvolvimento, principal instrumento de fomento ao crescimento brasileiro, a oportunidade de recuperar uma fonte de recursos que não é extorsiva nem subsidiada.
“Durante mais de 30 anos viajei por todo o Brasil a serviço do BNDES e pude testemunhar a evolução de cada estado graças às políticas operacionais e aos instrumentos de desenvolvimento proporcionados pelo BNDES. Apesar de representar apenas cerca de 0,7% do estoque dos demais instrumentos existentes, a LCD será fundamental para baratear o crédito e para impulsionar a indústria”, argumentou Bandeira ao defender a aprovação do PL.