Nesta quinta-feira (25), a sede do BNDES na cidade do Rio de Janeiro sediou o evento “Financiamento à neoindustrialização: mobilizando o crédito para a inovação”, fórum de debate promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), na sede do Banco, no Rio.

O evento reuniu o ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, a presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento ao Desenvolvimento (FPSNF), deputada Luísa Canziani e o deputado federal Bandeira de Mello para debater política industrial, instituições financiadoras e a criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento.

No painel “Transformando metas em ações: os desafios da nova política industrial no Brasil”, Bandeira de Mello falou sobre a importância da inovação e descarbonização para o desenvolvimento industrial moderno, sustentável e competitivo, incorporado a principal agenda da humanidade atualmente, que são as mudanças climáticas, e a importância do BNDES neste processo.

“Prazer enorme retornar ao BNDES para debater o financiamento à neoindustrialização e mobilização de crédito para inovação”, comentou o parlamentar.

Durante o evento, o BNDES lançou a plataforma online que reúne informações do Banco sobre o Plano Mais Produção, braço de financiamento da Nova Indústria Brasil. Disponível para toda a população e de fácil acesso, a ferramenta é um importante instrumento de transparência das ações da instituição, responsável pela gestão de R$250 bilhões do total de R$300 bilhões da política de neoindustrialização do Governo Federal.

A plataforma traz o volume e a quantidade de projetos aprovados desde 2023 e o montante já desembolsado pelo Banco. Também é possível pesquisar projetos aprovados por eixo (Produtividade, Exportação, Verde e Inovação), porte da empresa (micro, pequena, média ou grande), forma de apoio (direto ou indireto), além de pesquisar resultados por região e estado, com georreferenciamento. A população também terá acesso à lista de projetos contratados pelo BNDES e a textos que detalham muitas operações já aprovadas.

Na mesma solenidade de lançamento da plataforma, o BNDES e Finep assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para ampliar o apoio das duas instituições aos projetos de inovação no país, no âmbito da Nova Indústria Brasil.

Pelo acordo, as duas instituições têm prazo de 90 dias para produzir um Plano de Trabalho que promova o intercâmbio de informações, conhecimentos técnicos e análises. O objetivo é aprimorar políticas operacionais, programas, produtos e processos internos, além de promover a inovação no país.

Fonte : https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/

Deixe um comentário

Abrir Whatsapp
Fale conosco por aqui!