Nesta sexta-feira (1º/8), a Fiocruz lançou oficialmente o Sistema de Antecipação de Surtos, uma plataforma de vigilância em saúde que usa inteligência artificial para prever, com até 30 dias de antecedência, o surgimento e a propagação de surtos infecciosos em qualquer município do Brasil.

O sistema será disponibilizado ao Ministério da Saúde e está pronto para uso em todo o país. A iniciativa tem apoio de diversas instituições, como o BNDES, e foi viabilizada com emendas parlamentares.

“Enquanto deputado federal e defensor da ciência e da saúde pública, tenho muito orgulho de ter destinado R$ 400 mil em emenda individual para ajudar a viabilizar o Sistema de Antecipação de Surtos, desenvolvido pela Fiocruz. Essa plataforma inovadora vai permitir que o Ministério da Saúde detecte com antecedência surtos de doenças infecciosas em qualquer cidade do Brasil. Uma ferramenta poderosa para salvar vidas e agir com rapidez. Investir em ciência é investir em prevenção, eficiência e cuidado com a população. Estou feliz por fazer parte dessa conquista ao lado de outros parlamentares comprometidos com a saúde pública”, afirmou Bandeira de Mello.

Deixe um comentário