Esta semana Bandeira de Mello esteve presente na Solenidade de Abertura da 3ª Festa do Pescador, em Itaperuna.

O evento vai muito além de uma comemoração: é um reconhecimento à importância de uma atividade que movimenta a economia, preserva a cultura local e garante o sustento de muitas famílias. Hoje, cerca de 250 famílias vivem diretamente da pesca artesanal nos municípios de Italva, Cardoso Moreira e Itaperuna. São homens e mulheres que, com dedicação e conhecimento transmitido de geração em geração, contribuem para a segurança alimentar da população e para a vitalidade econômica da região.

A pesca artesanal se destaca como um dos pilares sustentáveis da economia rural, por valorizar o manejo responsável dos recursos naturais, impulsionar o comércio local e promover o consumo de produtos frescos e acessíveis. Além disso, a atividade tem potencial para fomentar o turismo e fortalecer a identidade cultural das comunidades ribeirinhas.

“Festas como a de Itaperuna ajudam a dar visibilidade à realidade desses trabalhadores e reforçam a necessidade de políticas públicas que promovam a regularização da atividade, ofereçam assistência técnica e garantam dignidade a quem vive da pesca, com respeito ao meio ambiente e às futuras gerações”, destacou Bandeira de Mello.

Deixe um comentário

Abrir Whatsapp
Fale conosco por aqui!