Nesta terça-feira, 16, estive no CAEX (Centro de Avaliações do Exército) para tratar de temas fundamentais para a valorização histórica e o desenvolvimento sustentável da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Durante a visita, discutiu-se a reforma e a preservação da histórica ponte da Segunda Guerra Mundial, localizada em Barra de Guaratiba. Este patrimônio, que guarda uma importante memória do período, precisa de atenção para ser revitalizado e transformado em um marco turístico e cultural da região.

A iniciativa busca preservar e resgatar a memória histórica, além de fomentar o turismo histórico e a economia verde na Zona Oeste. A valorização desses patrimônios culturais e naturais tem o potencial de atrair visitantes, gerar renda para as comunidades locais e fortalecer o compromisso com a sustentabilidade.

“Tive a oportunidade de conversar com representantes do Quilombo da Ilha da Marambaia e o Exército sobre a viabilização do estudo arqueológico do Entreposto de Venda de Escravizados da Família Breves. Esse local carrega uma história profunda e muitas vezes negligenciada, sendo essencial para compreender o passado da região e do Brasil. Estamos trabalhando para unir esforços entre o poder público, o Exército e as comunidades quilombolas, garantindo que esses projetos sejam realizados com respeito à história, às pessoas e ao meio ambiente”, declarou Bandeira de Mello.

Deixe um comentário

Abrir Whatsapp
Fale conosco por aqui!