A Subcomissão Especial da Modernização do Futebol, presidida pelo deputado Renildo Calheiros desde 2023 e da qual o Deputado Bandeira de Mello é relator, tem promovido debates fundamentais sobre o futuro do futebol brasileiro.
Ao longo desses dois anos, a Subcomissão discutiu temas como violência nos estádios, futebol feminino, futebol de base, SAFs, formação de ligas e, mais recentemente, e tem concentrado esforços na questão central da governança no futebol.
A recente matéria da Revista Piauí, escrita pelo jornalista Allan de Abreu, escancarou problemas graves na gestão da CBF — e precisa ser debatida com seriedade. A repercussão na ESPN, seguida do afastamento de seis jornalistas que discutiram o conteúdo no programa Linha de Passe, é um sinal claro de que estamos diante de um sistema que não tolera questionamentos.
“Isso é inaceitável. A pressão sobre a imprensa é só mais um capítulo da antidemocracia e da falta de transparência que marcam a gestão do nosso futebol. Por isso, reforço a importância de prorrogarmos os trabalhos da Subcomissão e mantermos firme a atuação da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol. O futebol brasileiro, patrimônio do povo, precisa de governança, democracia e transparência. Conto com o apoio de todos nessa luta”, pontuou Bandeira de Mello.