A formação de atletas desempenha um papel significativo na cadeia econômica do futebol. A certificação dos clubes formadores pela CBF é essencial, pois proporciona segurança ao processo de formação, fundamentais na identificação e preparação desses jovens talentos.
Todo o ecossistema do futebol precisa estar em sintonia para entender os desafios e fortalecer a base, priorizando o desenvolvimento humano. Nosso objetivo é garantir que cada jogador tenha acesso a oportunidades de crescimento pessoal e profissional, seja dentro ou fora dos campos.
Confira as falas de destaque na audiência pública que debateu o papel dos clubes formadores de atletas de futebol.
MAURO SILVA – Federação Paulista de Futebol.
“Tudo que eu sou, que eu consegui foi graças a um clube organizado, estruturado, com processo de formação integral focado no desenvolvimento humano”, afirmou o tetra-campeão brasileiro, Mauro Silva, durante audiência pública sobre clube formadores de atletas de futebol.
Mauro Silva também ressaltou o potencial do futebol como uma ferramenta de transformação e inclusão social e expressou sua felicidade por estar presente para discutir o impacto positivo que o futebol pode ter na sociedade.
HELOÍSA RIOS – UNIVERSIDADE DO FUTEBOL
Heloísa Rios, CEO da Universidade do Futebol, parceira da Frente Parlamentar Pela Modernização do Futebol fez uma fala irretocável durante a audiência pública sobre clubes formadores de atletas de futebol, na Câmara dos Deputados.
“Nós, do Progresso Futebol de Base acreditamos que não adianta treinar o pé sem formar um ser humano integral. Precisamos nos interessar 100%. Nos interessar pelos 2% daqueles meninos e meninas que se tornam atletas, jogadores jogadores de futebol, mas precisamos cuidar daqueles 98% que ingressam no futebol de base que podem trilhar outros caminhos além das 4 linhas. Cabe a nós desenvolver, apresentar e apoiar esses novos e importantes roteiros que fazem o universo esportivo girar.
ATHIRSON MAZOLLI – MINISTÉRIO DOS ESPORTES
“Dentro da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, do Ministério dos Esportes, temos a Academia do Futebol, fomento de pesquisa, núcleo de capacitação dos profissionais, o futebol para vida e a seleção do futuro, que trabalha o desenvolvimento do esporte e, sobretudo, a formação de um grande cidadão.
Estamos falando da formação da base, então eu penso que nós devemos oferecer fomento para as pessoas que já trabalham com essas crianças. Levar o apoio para as instituições, para os projetos sociais que já estão fazendo um trabalho com as crianças, para que elas possam formar, revelar novos talentos e ter um retorno financeiro deste trabalho”.
A audiência pública sobre Clube Formadores de Atletas de Futebol no Brasil contou com a participação de integrantes das principais organizações ligadas ao futebol brasileiro para discutir soluções visando o crescimento sustentável do futebol de base no país.
O grupo de trabalho vai fortalecer redes de cooperação entre os clubes formadores, desenvolver políticas públicas e estratégias coletivas para aumentar a representatividade e o impacto do futebol de base na sociedade, destacando a formação integral de atletas, além da proteção e deveres dos atletas até a transição para a equipe profissional.