Programa entrevistou os deputados Bandeira de Mello (PSB-RJ) e Pedro Uczai (PT-SC) para tentar entender melhor essa equação entre geração, consumo e eficiência no setor elétrico
A eficiência energética desempenha um papel crucial na preservação de recursos, na redução de custos e na promoção da sustentabilidade ambiental, ao permitir uma utilização mais inteligente dos recursos energéticos.
Nas últimas semanas do verão uma onda de calor gerou grande consumo no Brasil, fazendo a rede nacional de energia registrar um novo recorde de consumo.
O pico de demanda por energia chegou a 102.478 MW, com uma carga média de mais de 90 mil MW. Para atender essas demandas extras, o país ainda precisa ligar usinas termelétricas — mais caras e poluentes. Uma vez que, as fontes eólica e solar, apesar de terem crescido nos últimos anos, não oferecem energia de forma constante.
“Para que a eficiência energética seja reconhecida e adotada em larga escala, é imprescindível uma maior disseminação de informações sobre o tema. O conhecimento acerca de técnicas, tecnologias e políticas relacionadas à eficiência energética capacita indivíduos e organizações a implementar medidas eficazes, contribuindo para um futuro mais desenvolvido e sustentável para todos” argumentou Bandeira de Mello ao explicar soluções para resolver os problemas enfrentados pelo Brasil hoje.
Confira a entrevista completa: