A Folha de São Paulo destacou a iniciativa do mandato de Bandeira de Mello ao encomendar um estudo para medir a eficiência alocativa das emendas destinadas pelos parlamentares. O estudo será elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e analisará a alocação dos recursos a partir de 2015.
Além disso, serão realizadas análises dos gastos públicos decorrentes dessas emendas em políticas de saúde, educação e programas de geração de emprego e renda. O estudo deve servir como base para subsidiar a elaboração de políticas voltadas à redução do custo Brasil. A intenção é que as informações apoiem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Congresso na formulação e execução de políticas para melhorar o ambiente de negócios e diminuir o custo Brasil.
Segundo Bandeira de Mello, “é inaceitável uma execução orçamentária ineficiente, que tanto prejudica a efetividade das políticas públicas e a confiança da população em seus representantes e nas instituições democráticas”.