A pobreza é uma condição que perpetua a exclusão social, a discriminação e a desigualdade, dificultando o acesso de milhares de pessoas a serviços básicos, como educação, saúde e moradia. Muitas vezes, esses indivíduos enfrentam barreiras sistêmicas que complicam sua inclusão em programas de apoio essenciais para a melhoria de suas condições de vida.
“ Para que a erradicação da pobreza se torne uma realidade, é fundamental que os governos e a sociedade internacional implementem medidas que criem um ambiente onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades”, diz Bandeira de Mello.
Segundo o parlamentar, as prioridades devem incluir investimentos em trabalho digno, que ofereça remuneração justa e condições seguras; oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, que capacitem os indivíduos para o mercado de trabalho; além de sistemas de proteção social que garantam a segurança e o bem-estar das populações vulneráveis, proporcionando caminhos para que possam sair do ciclo da pobreza.
Os parlamentares têm um papel fundamental na discussão e na criação de políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades.
“ O combate à discriminação e o fortalecimento das redes de proteção social são ações que exigem comprometimento político. Eu, como parlamentar, posso, por meio da fiscalização e aprovação de orçamentos, garantir que recursos sejam alocados para áreas essenciais, como já venho fazendo para as áreas de educação, saúde e habitação”, disse Bandeira de Mello, ressaltando que, desta forma, é possível, construir um caminho para um desenvolvimento inclusivo e sustentável.